Centro educacional São José. Disciplina Filosofia.
Pro. – Marcos. Abril 2012.
A ORIGEM DA FILOSOFIA
A palavra filosofia é composta por duas outras de origem grega: PHILO e SOPHIA.
Philo vem de philia que significa: AMIZADE, AMOR, RESPEITO entre iguais.
SOPHIA quer dizer SABEDORIA, SABER e dela vêm a palavra SOPHOS, que quer dizer SÁBIO.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
O Filosofo significa, o que ama a sabedoria, o que é amigo do saber, o que deseja o saber constantemente.
A filosofia é um conhecimento que nasceu com os gregos (final do séc.VII e inicio do séc. VI antes de Cristo). Não que outros povos não tenham desenvolvido o´pensamento`e outras formas de explicar o mundo, a natureza e o homem. Mas, esta aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana é um fato tipicamente grego, bem diferente de outros povos e outras culturas.
A filosofia surge na Grécia, quando o HOMEM descobre que a VERDADE do mundo e dos homens não se revelaria apenas pela religião, ou pelos mitos, de forma secreta ou misteriosa, onde apenas divindades ou seres escolhidos por elas teriam condições sagradas para revelar-mos.
Ao contrário, no uso correto da razão e do pensamento, toda a VERDADE poderia ser conhecida por todos, ensinada e transmitida por todos.
A filosofia nasceu de um rompimento gradual com os mitos gregos.
O QUE É UM MITO? ___ UM MITO É UMA NARRATIVA (fábulas) SOBRE A ORIGEM DE ALGUMA COISA.
A palavra mito vem do grego, MYTHOS, e deriva de dois verbos:
MYTHEYO (cantar, narrar, falar alguma coisa a alguém )
MYTHEO (conversar, cantar, anunciar, nomear, designar)
MYTHOS significa o que se diz. Mito significa, portanto´o poder da palavra.
Os mitos gregos narravam a origem das coisas por meios de lutas, alianças e até mesmo relações sexuais entre deuses ou forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens.
Eram transmitidos oralmente em praças públicas pelos AEDOS e RAPSODOS, cantores ambulantes que davam forma poética aos relatos míticos.
Dentre eles destaca-se HOMERO (séc. IX a.C.) suposto criador das epopéias (poemas épicos): ILÍADAS, que trata da guerra de Tróia e ODISSÉIA.
As epopéias tiveram uma função didática importante na vida dos gregos; eram ensinadas desde cedo as crianças, a respeito dos deuses, do homem e da civilização grega.
De três maneiras os mitos narram à origem do mundo e tudo o que existe:
1° – encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, tudo o que existe é decorrente da relação sexual entre forças divinas;
2° – encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses ao ponto de provocar alguma coisa no mundo dos homens;
3° – encontrando as recompensas ou castigos ou castigos que os deuses dão a quem lhes obedecem ou a quem lhes desobedecem respectivamente;
Durante muito tempo, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas. Mas suas explicações já não satisfaziam totalmente àqueles que desejavam conhecer a VERDADE sobre o mundo.
O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS
- A ORIGEM E AS CAUSAS DO MUNDO E SUAS TRANSFORMAÇÕES;
- A ORIGEM E AS CAUSAS DAS AÇÕES HUMANAS E DO PRÓPRIO PENSAMENTO.
EX: Qual é o principio de todas as coisas? Por que os seres humanos nascem e morrem? Por que tudo muda com o tempo? Por que ficamos doentes? Por que o que é um se multiplica em vários? Por que nada permanece igual a si mesmo? Quem somos? Para onde iremos? De onde viemos? Por que as coisas se transformam em outras? Por que tudo parece repetir - se? Qual é o elemento fundador de tudo que existe? Etc.
Os primeiros filósofos viveram por volta do século VI a.C. e, mais tarde, foram classificados como pré–socráticos e agrupados em diversas escolas. Ex:
1- escola jônica (Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Empédocles)
2- escola itálica (Pitágoras)
3- escola eleática (Xenófanes, Parmênides, Zenão)
4- escola atomista (Leucipo e Demócrito)
Os primeiros filósofos se preocuparam em elaborar um conhecimento COSMOLÓGICO, ou seja, procuravam respostas sobre o ELEMENTO constitutivo, fundador de todas as coisas.
Para Tales é a água; para Anaxímenes é o ar, para Demócrito é o átomo, para Empédocles são os quatro elementos: terra, água, ar e fogo, aceitos como verdade até o séc. XVIII.
Aqui já podemos observar uma diferença entre o pensamento mítico e a filosofia: - não há unidade de pensamento entre os filósofos, mas sim uma pluralidade de pensamentos e explicações sobre o mundo e tudo que existe. Enquanto que no pensamento mítico os conteúdos das narrativas não se questionam, por que são explicações divinas ou sobrenaturais das coisas. A filosofia, portanto, rejeita o sobrenatural e a interferência de seres divinos nas explicações dos fenômenos, dessacraliza-se a natureza deixando de ser sagrado tudo o que existe. Passa-se a analisar apenas o concreto, real e palpável.
CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NO FINAL DO SÉC. VII E INÍCIO DO SÉC. VI a.C.
1 – as viagens marítimas, que desmistificou a idéia de mundo exigindo novas explicações sobre ele;
2 – a invenção do calendário, que gerou uma nova percepção do tempo como algo natural e não mais como um poder divino e incompreensível;
3 – a invenção da moeda, que permitiu uma nova abstração e generalização do pensamento em cálculos de valor semelhantes das coisas que são diferentes;
4 – a invenção da escrita, que permitiu uma nova idade mental, a possibilidade do confronto atemporal das idéias e uma ampliação critica para alem daquilo que se proferiu em palavras.
5 - o surgimento da vida urbana, com o predomínio do comércio e do artesanato;
6 – a invenção da política, que introduz três elementos básicos para o nascimento da filosofia:
A – a idéia da lei como expressão da vontade da coletividade humana que decide por si mesma a que é melhor pra si e como ela definirá suas relações internas.
B – o surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou discurso (político) que, bem diferente daquele que era proferido pelo mito, valoriza o homem, o pensamento, a discussão, a persuasão, o debate.
C – a política estimula um pensamento e um discurso que não procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados, mas que procuram, ao contrário, serem públicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos.
ATIVIDADE
- Em que a filosofia é diferente do mito?
- Qual era a preocupação fundamental dos pré-socráticos?
- Explique em que sentido o surgimento da política contribuiu para o aparecimento da filosofia?
- O que são os mitos gregos?
- Expliquem como os mitos influenciavam os gregos antes da filosofia surgir como nova forma do pensamento?
- Como é que o mito explica a origem das coisas e do mundo?
- Em sua opinião, como seria o mundo hoje sem o conhecimento filosófico?
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