FOTOS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Platão – o realismo das ideias.   Professor Marcos Brito.

Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., era filho de pais aristocráticos e abastados, de antiga e nobre família. Seu nome era Arístocles, mas recebeu o apelido de Platão, que em grego significa de ombros largos. Recebeu educação especial, estudou leitura e escrita, ginástica, música, pintura e poesia. Era excelente atleta, participou dos jogos olímpicos como lutador.
Aos vinte anos, Platão conheceu Sócrates - mais velho do que ele quarenta anos - e teve oito anos do ensinamento e da amizade do mestre.
Mesmo quando discípulo de Sócrates e, ainda depois a morte do seu mestre, Platão estudou também os maiores pré-socráticos.
Em Atenas, pelo ano de 387, Platão fundou a sua célebre escola, que, dos jardins de Academo, onde surgiu, tomou o nome famoso de Academia.
Platão interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política. Dedicou-se inteiramente à especulação metafísica, ao ensino filosófico e à redação de suas obras, atividade que não foi interrompida a não ser pela morte. Morreu o grande Platão em 348 ou 347 a.C., com oitenta anos de idade.

Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas. A atividade literária de Platão abrange mais de cinquenta anos da sua vida: desde a morte de Sócrates, até a sua morte. Platão escreveu sobre diversos assuntos, tais como ética, arte, teoria do conhecimento, entre tantas. Suas obras influenciaram e moldam até hoje a filosofia ocidental.

PLATÃO e o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias

Para Platão, as ideias são realidades que existem, aliás, as únicas verdadeiramente existentes, uma vez que as coisas que vemos e tocamos são como sombras efêmeras. Deve-se, pois, entender a filosofia de Platão como um realismo das ideias.
Platão faz distinção entre aparência (O MUNDO SENSÍVEL) e realidade (O MUNDO DAS IDEIAS).