FOTOS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A ÉTICA E A DIVERSIDADE CULTURAL



A ÉTICA E A DIVERSIDADE CULTURAL

O QUE É ÉTICA?

            A ética na sua concepção mais abrangente consiste num saber prático empenhado em diferenciar o que está bem ou mal, o que justo ou injusto, em outras palavras, com o moral ou imoral.
            Esses qualificativos são partes da consideração sobre o agir das pessoas, das relações que elas estabelecem entre si, bem como dos valores, normas e instituições reguladoras de tais relações. Esses juízos se expressam através de nossa linguagem, pois derivam de nossa capacidade de deliberar, de decidir e atuar de modos diferentes, ou seja, do fato básico da liberdade.

Pluralidade Cultural




Os seres humanos são muito diferentes. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Nós diferimos também em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade. Também somos diversos nas características de nosso mundo subjetivo. Dentro de uma sociedade, ainda, o acesso às riquezas materiais e simbólicas resulta em diferentes possibilidades de organizar a vida. Isso sem falar naquelas diferenças que existem entre povos que vivem dentro de uma mesma nação e naquelas que existem entre nações. 
Enfim, discutir o tema "pluralidade cultural" significa colocar em destaque uma questão bastante intrigante: por que nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? Ao explorarmos algumas possibilidades de explicação, podemos pensar também nas formas de convívio com as diferenças humanas para o desenvolvimento de nosso modo de viver.