FOTOS

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Mito e a Filosofia


Zeus - Rei dos deuses na mitologia grega
Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.
Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia) por excelência, bem como os rapsodos (uma espécie de ator, cantor, recitador) eram tidos como portadores de uma verdade fundamental sobre a origem do universo, das leis etc., por reproduzirem as narrativas contidas nas obras daqueles autores.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A ORIGEM DA FILOSOFIA

Centro educacional São José. Disciplina Filosofia.




 Pro. – Marcos. Abril 2012.

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A palavra filosofia é composta por duas outras de origem grega: PHILO e SOPHIA.

Philo vem de philia que significa: AMIZADE, AMOR, RESPEITO entre iguais.
SOPHIA quer dizer SABEDORIA, SABER e dela vêm a palavra SOPHOS, que quer dizer SÁBIO.
            Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
            O Filosofo significa, o que ama a sabedoria, o que é amigo do saber, o que deseja o saber constantemente.

segunda-feira, 26 de março de 2012

MITOS MODERNOS


Mitos Modernos

O homem moderno, tanto quanto o antigo, não são só razão, mas também afetividade e emoção. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa trabalham em cima dos desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva. O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo, não se apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo.

DEMOCRACIA ATENIENSE

Clístenes, considerado o pai da democracia ateniense, foi um reformador ateniense que ampliou o poder da assembleia popular 



Democracia Ateniense (grego: δεμοκρατια) é o nome dado a uma forma de governo adotada na antiga cidade de Atenas.[1] Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos após a instauração de sua forma primitiva com as reformas de Sólon por volta dos anos 590 a.C. Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (ekklesia) que tomava decisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 20 anos.

Falso herói: Homem vestido de Batman é acusado de infringir leis de trânsito

 

Falso herói: Homem vestido de Batman é acusado de infringir leis de trânsito

Ele convence nos quesitos fantasia, batmóvel e pinta de herói, porém, para os agentes de trânsito, o Batmam de Montgomery, nos Estados Unidos, ainda tem que fazer alguns ajustes para andar dentro da lei.

Minotauro

Minotauro 

Minotauro: uma das mais conhecidas figuras da mitologia grega

Figura mitológica, origem, significado 
O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.

A música e a mitologia (1ª parte)

A música e a mitologia (1ª parte)

 
           A música é um instrumento universal de comunicação, não existe uma cultura que não possua suas músicas características, não há quem não goste. Sua origem é antiga, acredita-se que os homens pré-históricos já apreciavam música, inicialmente de uma forma ritual, sendo realizada por batidas rítmicas dos pés e das mãos. Ali o homem agradecia e pedia proteção aos deuses em suas questões.

          A palavra tem origem grega, Mousikê significa "a arte das Musas".
deus Cronos, mitologia grega
Cronos: o deus da agricultura da mitologia grega
Quem era, história e representação na mitologia grega 

Na mitologia grega, Cronos era o deus da agricultura e também simbolizava o tempo.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Qual é o futuro do ser humano?

Qual é o futuro do ser humano?

Qual é o futuro do ser humano? Esta situação desafia as novas gerações. O mundo transformou-se em um grande campo de experiência. Experimenta-se tudo e de tudo. As possibilidades avolumam-se. Não se pergunta se se deve fazer. A única pergunta que se faz é se se pode fazer. “Nós podemos, sim!” então vamos fazer.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Filosofia no Brasil

Filosofia no Brasil



© UNESCO/Nelson Muchagata Criança desfavorecida no Brasil
É necessário fortalecer e promover a filosofia no Brasil.


Por meio da filosofia, a população brasileira poderã aprender sobre os fundamentos conceituais dos princípios e dos valores da paz mundial, que são:
  • democracia
  • direitos humanos
  • justiça
  • igualdade

Evolução dos Direitos Humanos no Brasil

Evolução dos Direitos Humanos no Brasil

A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu a mais precisa e detalhada carta de direitos de nossa história que incluiu a identificação de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, além de um conjunto preciso de garantias constitucionais. Esse fato significou enorme avanço conceitual e jurídico para a promoção dos direitos humanos.

A Caixa de Pandora - Ao homem imprudente e temeroso são atribuidos os males humanos

A Caixa de Pandora - Ao homem imprudente e temeroso são atribuidos os males humanos
A Caixa de Pandora - Ao homem imprudente e temeroso são atribuidos os males humanos
Conta-nos as várias versões do mito grego que Prometeu (o que vê antes ou prudente, previdente) é o criador da humanidade. Era um dos Titãs, filho de Jápeto e Clímene e também irmão de Epimeteu (o que vê depois, inconsequente), Atlas e Menécio. Os dois últimos se uniram a Cronos na batalha dos Titãs contra os deuses olímpicos e, por terem fracassado, foram castigados por Zeus que então tornou-se o maior de todos os deuses.

Mito e Filosofia Mito e Filosofia


Mito e Filosofia

As pessoas em geral procuram obter o conhecimento e a sabedoria das coisas e, para tal, utilizam instrumentos. Por exemplo, um alpinista para chegar ao pico de uma montanha utiliza equipamentos específicos. O filósofo – amante da sabedoria – tem como instrumento a reflexão.